FSI = Fuel Stratified Injection ou Injeção Estratificada de Combustível
– TSI = Turbo Fuel Stratified Injection ou Injeção Estratificada de combustível
com turbocompressor
A injeção do combustível diretamente
na câmara de combustão possibilita o uso de recursos que aumenta a eficiência
da combustão, por isso necessita menos combustível para produzir a mesma
potência do que em um sistema indireto, emitindo menor quantidade de poluentes
Em relação ao FSI, o sistema TSI tem como diferencial a aplicação do
turbocompressor, que eleva a potência em cerca de 50 cv, porém o sistema de
injeção direta continua a ser o mesmo, mudando apenas o gerenciamento e
calibragem dos componentes.
O injetor está localizado no cabeçote, pulverizando o combustível direto
na câmara de combustão. No sistema indireto, que equipa a grande maioria de
veículos em produção no Brasil atualmente, a injeção é feita no coletor de
admissão (onde se mistura ao ar) e por isso tem contato com diversas partes do
motor antes de chegar ao interior do cilindro.
Sendo assim, não há mais o problema de ocorrer condensação nas paredes
do coletor de admissão, cabeçote e válvulas, então há uma maior precisão na
quantidade injetada.
Operação Homogênea e Operação
Estratificada
O fornecimento de combustível é todo controlado sob demanda, ou seja, de
acordo com o regime de funcionamento do motor haverá uma determinada vazão e
pressão. São utilizadas duas bombas de combustível, uma elétrica dentro do
tanque e outra mecânica de alta pressão fixada ao cabeçote e acionada por um
came do comando de válvulas.
A primeira é gerenciada por um módulo via sinal PWM (Veja Box), desta
forma é possível controlar a velocidade da bomba, e consequentemente a pressão
(entre 3 e 6 bar) e vazão da linha, modulando a largura de pulso.
A bomba mecânica recebe o combustível, que antes passa por uma válvula
reguladora, que o libera de acordo com o regime de funcionamento do motor
controlando assim a pressão que será gerada para os injetores. Esta pressão varia
entre 50 bar (em marcha lenta) e 110 bar (em carga plena). As linhas de alta e
baixa pressão são monitoradas pela unidade de controle do motor.
Atenção
Para realizar qualquer manutenção é preciso conhecer os procedimentos
corretos, de acordo com a literatura técnica Volkswagen ou AUDI.
Para os injetores existe um kit de ferramentas para retirá-los de seu
alojamento sem danos, substituir o anel de teflon e efetuar a limpeza do local
antes da instalação.